Nadando contra a corrente dos SUVs, segmento que vem dominando o mercado brasileiro nos últimos anos, o Toyota Corolla, sedan mais vendido e consolidado da categoria, está passando por uma atualização e repaginação geral.
Muitos consumidores interessados no veículo japonês se questionam se vale a pena comprar o novo Corolla 2023. A resposta pode variar a depender dos gostos e exigências de cada motorista, mas para a grande maioria deles, a tendência é sempre o “sim”.
A Toyota investiu cerca de R$ 50 milhões em sua fábrica de Indaiatuba (SP), aumentando o escopo e capacidade de produção do Corolla e todas as versões disponíveis do modelo.
É difícil dizer se a montadora japonesa irá incorporar todas as novidades da linha europeia, mas sabe-se que elas estarão concentradas na versão híbrida flex e também nos itens tecnológicos.
Para os entusiastas do Corolla, esta é a primeira grande atualização desde 2019, quando a 12ª geração do sedã foi lançada no mercado brasileiro. Abaixo, você confere uma visão geral sobre a versão 2023, com detalhes de cada parte do veículo.
Mudanças no design exterior
O design do Corolla no Brasil será semelhante ao da Europa, com mudanças apenas nas rodas e na grade frontal. A versão híbrida europeia ficou mais forte, mantendo o motor 1.8 e o propulsor elétrico.
Tanto na Europa quanto no Japão, o motor a bateria teve sua performance aumentada, resultando em uma potência combinada de 150 cv. Como o conjunto mecânico é flex no Brasil, o aumento de potência pode ser ainda maior.
O torque do propulsor elétrico também aumentou (para 2,2 kgfm), mas a Toyota não informou o torque combinado. O conjunto híbrido agora proporciona um consumo médio de 30,2 km/l. Já as versões a combustão, equipadas com motor 2.0, não devem sofrer mudanças na performance.
Sistema multímidia e painel novo
O interior do Corolla brasileiro terá novidades como uma central multimídia de 10,25 polegadas que pode se conectar sem fio a celulares com Android Auto ou Apple Car Play.
Na Europa, a central também conta com uma conexão 4G dedicada e um roteador Wi-Fi – possivelmente essas funcionalidades também estejam disponíveis por aqui.
Ademais, o Corolla também terá um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas. O pacote de tecnologias de segurança incluiu no mercado europeu um assistente de cruzamento, que detecta pedestres, ciclistas e outros veículos e freia automaticamente para evitar colisões.
Esta funcionalidade também deve ser adotada no Brasil, tanto no sedã quanto no SUV Corolla Cross.
Versões e itens de série
O Toyota Corolla 2023 tem uma nova versão mais equilibrada, com sistema híbrido atualizado e com tecnologias mais avançadas. Ele oferece uma boa performance e economia de combustível tanto em condições de tráfego urbano quanto em estrada, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos graças ao motor 1.8, enquanto a versão flex, com motor 2.0, faz o mesmo trajeto em 9,2 segundos.
A segurança também foi considerada, com o sistema de assistência em cruzamentos, que detecta pedestres, ciclistas e outros veículos e pode frear o carro de forma autônoma para evitar colisões.
Se você está procurando por um carro inovador e tecnológico, confira as versões, itens de série, ficha técnica e preço do novo Toyota Corolla 2023!
Especificações técnicas
Corolla GLi
- Motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force)
- 177 cavalos de potência e 21,4 Kgf.m de torque
- Abastecido 100% com etanol Automática – Direct Shift CVT com modo sequencial de dez velocidades
- Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro com pisca integrado
- Rodas de liga leve aro 16″ com acabamento na cor prata
Corolla XEi
- Motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force)
- 177 cavalos de potência
- 21,4 Kgf.m de torque (abastecido 100% com etanol)
- Computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de 4,2” digital e colorida
- Rodas de liga leve aro 17″ com acabamento na cor prata
Corolla Altis Premium
- Motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force)
- 177 cavalos de potência
- 21,4 Kgf.m de torque (abastecido 100% com etanol)
- Computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de 7,0” digital e colorida
- Painel central em Black Piano.
Corolla Altis Hybrid
- Sistema Híbrido Flex
- 101 cavalos de potência no motor a combustão e 72 no motor elétrico
- Torque de 14,5 Kgf.m no motor a combustão (abastecido 100% com etanol) e 16,6 Kgf.m no elétrico
- Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro
- Pisca integrado
Corolla GR-SPORT
- 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force)
- 177 cavalos de potência
- 21,4 Kgf.m de torque (abastecido 100% com etanol)
- Saias esportivas laterais
- Rodas de liga leve 17” exclusivas Toyota Gazoo Racing
Corolla Altis Hybrid Premium
- Sistema Híbrido Flex com 101 cavalos de potência no motor a combustão
- Sistema multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 8″
- Difusores de ar com acabamento na cor prata
- Computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de 7,0”
- Ar-condicionado automático digital dual zone frio e quente com filtro antipólen