Imagem mostra de forma simplificada o funil de inbound marketing

Topo do funil de inbound marketing tudo o que você precisa saber

O Inbound marketing é uma estratégia cujo foco é atrair os visitantes para sua empresa, para convertê-los em clientes e encantá-los para se tornarem embaixadores da marca.  O Marketing de atração, cria conexão com seu público através do marketing de conteúdo, redes sociais e SEO.

Mas o que é o Inbound marketing? É um conjunto de estratégias que tem como base a criação de conteúdo destinado a um público-alvo específico. Com o objetivo de conquistar a permissão de se comunicar com esse possível cliente de forma direta, criando um relacionamento duradouro.

Dentro do Inbound marketing existe uma série de etapas importantes para que sua estratégia tenha sucesso. O conceito de inbound marketing, se difere do marketing tradicional. No marketing convencional a comunicação é unilateral, a empresa anuncia o produto para uma grande audiência. A oferta é direta, tem pouco engajamento e não é possível mensurar com exatidão os resultados.

Entretanto, no Inbound marketing é um pouco diferente, são conteúdos relevantes para atrair os visitantes para os canais digitais da empresa, indiretamente e de forma sutil. O cliente também tem voz ativa e a audiência é selecionada conforme o perfil desejado. O marketing de conteúdo permite maior engajamento, além disso, é possível mensurar resultados e modifica-los para potencializar os resultados.

Imagem mostra de forma simplificada o funil de inbound marketing

Etapas para aplicação do Inbound marketing

O Inbound marketing envolve uma série de etapas e estratégias que devem ser aplicadas. Seu processo de operação se divide em 4 etapas, atração, conversão, venda e encantamento.

  • A atração visa atrair visitantes através de posts em blogs e redes sociais, utilizando o SEO para essa conquista.
  • A conversão pretende converter esse visitante em lead, através de chamadas de ação, landing pages, automação de marketing, e-mail marketing e oferta de materiais ricos.
  • Já na venda, o objetivo é transformar esses leads em compradores, através de ligações, e-mails padronizados e reuniões.
  • Por fim, o encantamento oferece a melhor experiência no pós-compra, para fidelizá-los e torna-los promotores dos seus produtos ou serviço. Para isso, se utiliza de newsletters e canais de comunicação.

Entretanto, ainda existe duas outras etapas que devem ser seguidas na estratégia de Inbound marketing. Mas o que é estratégia de Inbound marketing? São ferramentas e métodos que você vai utilizar para alcançar seu objetivo em cada fase do processo.

Assim, precisamos entender as outras etapas necessárias. Primeiramente, vamos falar sobre a jornada do cliente. Ela se inicia no momento em que o visitante chega a sua empresa através de um conteúdo digital, até o momento em que ele fecha uma compra.

Toda essa jornada realizada pelo cliente passa pelo funil de vendas. Dessa forma, cada uma das 3 etapas do funil, tem uma função essencial no processo da tomada de decisão do cliente. Essas três etapas são:

  • Topo do funil- educação e descoberta;
  • Meio do funil – consideração e disposição;
  • Fundo do funil – análise e decisão.

Em cada uma dessas etapas é essencial ter uma estratégia diferente, hoje vamos falar mais sobre o topo do funil.

 

Conheça um pouco mais sobre o topo do funil

O que é topo de funil no marketing? É o estágio inicial, a parte mais larga do funil de vendas. A maior parte das visitas recebidas em seus canais digitais, estão nessa fase.

O topo de funil é extremamente importante. Ele oferece oportunidade para que sua empresa chame a atenção dos visitantes e desperte o interesse em resolver um problema que ele nem sabia que tinha. Assim, sua empresa irá investir em educação para ajudá-lo a resolver tal questão.

O material usado nessa etapa, deve ser de fácil acesso, com linguagem clara e assuntos generalizados. O objetivo não é falar sobre o seu produto e muito menos sobre a sua empresa. Mas oferecer conteúdo de qualidade e informações uteis sobre o seu nicho para tornar sua empresa uma referência no mercado.

Portanto, esse conteúdo é essencial para gerar leads e fazer com que esse potencial cliente avance para os próximos estágios do funil de vendas. Quais conteúdos investir em Inbound marketing na etapa do topo de funil?

Nessa etapa as redes sociais são essenciais para atrair visitantes. Post para blog, é outro conteúdo que pode ser incluído na etapa de topo de funil. Landing pages e materiais informativos como e-book, também podem ser inclusos nessa etapa.

Por onde começar uma estratégia de Inbound marketing? O primeiro passo antes qualquer coisa é conhecer seu público alvo, sua persona. Esse é o passo fundamental para iniciar sua estratégia. Somente após isso, é possível definir quais canais serão utilizados e quais materiais deverão ser criados.

Entretanto, para fazer tal estudo, é essencial ter uma agência de Inbound marketing como parceira da sua empresa. Ela possui todas as estratégias para definir sua persona e todos os passos que garantirão uma atração fatal para o seu conteúdo.