Páginas órfãs

Páginas órfãs e seus problemas

Uma otimização de sites mais efetiva envolve evitar uma série de erros comuns. Entre eles, destaque para as páginas órfãs. A seguir, explicamos o que são e quais são os problemas que podem trazer para o SEO.

Páginas órfãs

O que são páginas órfãs?

As páginas órfãs são aquelas que não têm link algum, seja interno ou externo, apontando para ela. Pode parecer algo sem importância, mas não é, já que influencia diretamente no SEO e ranqueamento orgânico.

 

Por que páginas órfãs interferem no SEO?

Um dos principais fatores considerados pelo Google para ranquear um site em páginas de resultados de pesquisa é sua rede de links. O motor de busca entende que links demonstram e reforçam a relevância do conteúdo, passando maior confiança no site.

Quando a página é órfã, ou seja, não possui links, o processo para rastreá-la, indexá-la e exibi-la em resultados de pesquisa pode ser mais lento, interferindo negativamente em resultados de SEO e tráfego.

Uma forma de reverter isso é linkar o conteúdo a outro de maior relevância no site. O motivo é simples: o motor de busca chegará a URL de páginas novas e atualizadas por meio dos links das antigas.

Assim, o Google consegue identificar rapidamente que se trata de um conteúdo atualizado sobre o tema, portanto mais relevante, aumentando as chances de exibi-lo numa página de resultados de busca e manter o tráfego constante.

 

Problemas provocados pelas páginas órfãs

Páginas órfãs costumam trazer para o site problemas de ranqueamento, aquisição de tráfego e baixa taxa de cliques. Além disso, dificultam o ganho de autoridade e o fortalecimento da marca, passando a ter baixa visibilidade.

Em longo prazo, podem comprometer o desempenho do site como um todo, que terá tráfego somente em páginas principais e desatualizadas, perdendo sua relevância e posições no ranqueamento de forma natural, posição que nem sempre é reconquistada facilmente.

 

Como evitar páginas órfãs

Existem formas de evitar as páginas órfãs e os problemas que elas trazem. A seguir, listamos as principais e mais eficazes. Confira:

 

Otimize a arquitetura de informação

Procure criar e otimizar a arquitetura de informação de seu site, mantendo-a numa ordem lógica, o que possibilitará indexar páginas e conteúdos de maneira mais rápida.

Mas, como fazer isso? Basta organizar os conteúdos e relações entre eles, preferencialmente com hierarquização por seção e links entre páginas. Dessa forma, também é possível ter uma boa navegabilidade no site, o que também pode influenciar positivamente no SEO.

 

Utilize o texto âncora

Faça linkagem entre conteúdos utilizando o texto âncora, que são as palavras ou frases sublinhadas que ao serem clicadas redirecionam o leitor a outro conteúdo complementar ou atualizado.

 

Tenha links com posts populares ou relacionados

Disponibilize na página uma lista de posts populares ou relacionados ao assunto tratado na página, o que pode ser feito por meio de plugins. Tal ação ajuda a aumentar o número de páginas visualizadas e tempo de permanência no site.

 

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