Paredes com efeito ombré, como você já viu?

O reparaste? Ultimamente as paredes estão tornando-se elementos fundamentais na decoração de uma casa. Mas isso não foi sempre assim.
Na última década, as paredes têm tido um papel mais neutro, atuando como pano de fundo um cenário em que os protagonistas indiscutíveis eram os elementos do mobiliário e acessórios de decoração. As cores de parede de moda eram os brancos, os cinzentos claros, e de vez em quando alguma nota de cor em tons pastel.
Mas de um tempo a esta parte, as paredes estão reivindicando para si um papel predominante na decoração. Até o ponto de que hoje em dia, com todas as idéias que existem por aí, é possível dar às paredes do leme de um determinado estilo.
Primeiro foram os bold colors aplicados às paredes. E, mais recentemente, estão sendo as paredes texturizadas, os papéis de parede pintados à mão e as paredes com efeito de aquarela. Mas há um outro efeito que está fazendo o maior sucesso e que talvez não tenha visto tanto como os outros. Trata-Se das paredes com efeito ombré, uma idéia deco muito interessante que talvez se quiser se inscrever.
O que é efeito ombré?
Na realidade é muito fácil de entender.
Trata-Se de pintar uma parede, criando um gradiente da intensidade da cor escolhido, indo de maior a menor intensidade de forma gradual. O gradiente pode ir de baixo para cima ou de cima para baixo da parede, você com qualquer uma das duas opções funciona!
O resultado são paredes com um efeito visual muito interessante: efervescentes e com cor, mas de uma forma muito discreta e elegante.
Paredes com efeito ombré: alguns exemplos
Em seguida, propomos-lhe algumas ideias para obter paredes com efeito ombré. Verá o bem que restam!

Quatro exemplos fantásticos de paredes com efeito ombré aplicados de maior a menor intensidade de baixo para cima. Como se vê, as cores pastel vestem bem com esse efeito, mas também cores mais escuras como o azul marinho.

O efeito ombré não tem por que limitar-se a uma só cor. Você pode criar gradientes baseados em uma cor primária que até o final do efeito se transformem em uma tonalidade diferente, que pode ser tanto um tom complementar como um vizinho no círculo de cores. O resultado é muito interessante, não acha?

Nestas imagens, o efeito ombré aplica-se a inversa: de cima para baixo. Acima é a cor de maior intensidade e para baixo, tem lugar o gradiente que desemboca em um tom próximo ao branco. Nestes dois exemplos, além disso, utilizam-se cores pouco convencionais. Você atreverías com eles?

Aqui um efeito ombré surpreendente, de orientação lateral e utilizando-se um vivo cor turquesa. O gradiente ocorre da esquerda para a direita, e a transição entre tonalidades é intencionalmente agudo –algo que lhe dá mais textura da parede.

E para terminar, um divertido exemplo que mostra como o efeito ombré tem a longa vida, já que pode ser aplicado não só para as paredes. Aqui se aventuram a experimentar com as escadas, criando um efeito de degradê na cor salmão que vai clareando à medida que se chega ao andar superior.
E tu, eu vi o efeito ombré nas paredes? Eu achei interessante este recurso? Se você está a ponderar a aplicá-la em sua casa, adoraríamos que nos ensines o resultado no Instagram ou partilhar os seus truques nos comentários.
Imagens|, Clicando em cada imagem, você pode acessar a sua fonte.
Foto de cabeçalho | Redonline.
Paredes com efeito ombré, como você já viu?