Qual o melhor tecido para uma cortina de quarto?

Comprar cortina para quarto tende a despertar dúvidas, já que há versões com diferentes tipos de tecido, dificultando escolher qual seria a melhor opção para o cômodo.

Está passando por esse problema? Preparamos uma lista com os melhores tecidos para cortina de quarto. Conheça quais são eles, suas principais características e se inspire na hora de comprar sua cortina!

cortina para quarto

Voil

O voil é um tecido transparente com muita fluidez, o que confere um toque delicado, de requinte e romantismo ao ambiente. Como tem maior transparência, recomenda-se utilizar um forro, para garantir maior privacidade para o casal.

 

Shantung

Trata-se de um tecido mais encorpado, com textura grossa e sutil leveza. Por ter essas características, consegue dar mais elegância para a decoração, além de bloquear melhor a luz e ruído externos. É uma alternativa interessante à cortina voil, principalmente por dispensar a necessidade de um forro.

 

Linho

O linho é mais grosso e funciona como uma ótima barreira contra a luz natural e barulhos externos. Há, ainda, o benefício de ser um material durável, portanto, a cortina de linho permanece em bom estado por mais tempo.

 

Seda

A seda é um dos tecidos favoritos para confecção da cortina para quarto casal porque imprime uma maior elegância e sofisticação para o ambiente. Como pode apresentar sutil transparência, indica-se utilizá-la com um forro ou camada dupla de seda.

 

Blecaute

A cortina blecaute é perfeita para quem deseja ter máxima privacidade. Feita com material sintético, como o poliéster, ela é grossa e bloqueia totalmente a passagem da iluminação natural, de modo a criar um ambiente intimista e confortável.

Uma excelente dica de uso do blecaute é adotá-lo como forro de tecidos mais leves e transparentes, como o voil e seda, resultando numa cortina para quarto versátil que possibilita tanto manter o quarto mais escuro quanto mais claro.