Paredes texturizadas: há vida além do gotelé!

É possível que a idéia de texturizar as paredes te parecer uma coisa de outro tempo. Provavelmente, se vier a mente o aspecto do gotelé de casa de teus avós ou teus pais, e te der um estremecimento no pior sentido da palavra.
O que você não sabe é que existem formas de conseguir paredes texturizadas, que vão além do gotelé (e ficam muito melhor). Hoje, oferecemos 10 idéias para obter um efeito texturizado na parede com um resultado super moderno e elegante. O Créetelo!

Uma das maneiras de texturizar paredes mais simples, acessíveis e de moda agora é dar-lhes um efeito arranhão. A técnica consiste em pintar a parede de uma cor, e, em seguida, dar-lhe outra camada de outra cor e raspar a camada superior, para que, pouco a pouco apareça a cor contrastante do inferior. O resultado? Um aspecto neo-industrial muito interessante.

Aqui, a textura é conseguida através da técnica de pintura utilizada. Não há volume físico na parede, não há textura palpável, o que há é um efeito visual que faz com que a parede seja muito mais dinâmica que se fosse lisa. É uma das alternativas mais fácil voltar atrás em caso de não ter muito claro o de ter paredes texturizadas em casa.

Está proposta demonstra que desenvolveu a idéia de paredes texturizadas a gotelé está totalmente ultrapassada. Aqui você consegue dar textura e volume a uma parede lisa, incorporando uma textura que imita a pele de crocodilo. Este efeito pode ser conseguido facilmente com um papel de parede com textura de qualidade.

Uma fórmula bastante raw e a grosso modo, dar a textura das paredes é tornar visível o material de que são feitas. Neste caso, trata-se de pedras de grande tamanho em uma parede de estilo rústico. Deixe à vista e, se quiser modernizar o resultado, dá-lhes um par de camadas de tinta branca, um truque que domestica rapidamente sua aparência.

Mesma filosofia, uma outra versão. Neste caso, o protagonista é o tijolo visto, que foi deixado ao natural, para proporcionar um acabamento mais industrial ou rural, dependendo do estilo do resto da casa ou local. A do tijolo visto é, de fato, uma das tendências que mais você está vendo os últimos anos, tanto na sua versão “cabelo” como em sua versão pintada.

Nesta imagem se conjuga a técnica do esponjado –que vimos acima– com a gravura de um padrão geométrico na parede. Neste caso, tem-se desenhado um padrão de formas através de fendas cobertas de uma cor contrastante, como o cobre. O resultado não poderia gustarnos mais: a textura perfeita para o não aborrecer, nada de nada!

Aqui uma ideaza para os amantes da madeira. Se tem a certeza que quer incorporá-la na sua casa, por que não aplicá-la nas paredes? Do mesmo modo que forras o chão com piso em parquet, você pode cobrir as paredes com placas de madeira ou bambu que mostrem algum padrão simples e que lhe concedam protagonismo às suas paredes.

Uma versão de tijolo visto que conjuga a vertente raw com a vertente pintada. Neste mix consegue-se um efeito interessante a meio caminho entre o industrial e a versão moderna da tendência. Diga sim a esse pontinho decadente e compénsalo com mobiliário super novo, como na imagem.

Uma forma muito típica de obter paredes texturizadas, sem dar muitas voltas ao assunto é usar azulejos ou ladrilhos. Qual o segredo? Escolher um padrão ou desenho original que dê o jogo e que, embora não lhe dê volume físico para a sua parede, dê um look
Paredes texturizadas: há vida além do gotelé!