Opções de carreira para formado em ciência da computação

Você está prestes a ingressar no ensino superior e uma das suas opções é o curso ciencia da computação? Fique sabendo que a área de ciencia da computação oferece muitas opções de carreira para profissionais formados.

É possível trabalhar desde a elaboração de programas de informática voltados para funções mais simples, como aplicativos para smartphones que servem para contador calorias, até programas mais complexos, como os utilizados para gerenciamento de linhas de produção de empresas multinacionais.

Porém, trabalhar na criação de programas de computadores, criação de aplicativos, gerenciamento de equipes de informática e instalação de sistemas de computação não são as únicas alternativas para seguir carreira depois de formado em uma faculdade ciencia da computação. Por exemplo, o estudante de ciencia da computação pode ingressar como estagiário em um instituto de pesquisa, e depois de formado, ser contratado para realizar a implantação de bancos de dados, instalação de sistemas de segurança, manutenção de conexões com a internet e redes internas, entre outras funções.

O curso de ciencia da computação ead capacita os estudantes a atuar desde a fase de desenvolvimento de algoritmos, até a criação e administração de um software completo. Um cientista da computação pode ser visto como um criador do conjunto de produtos que incluem os programas para computadores, manuais, especificações, etc. Juntamente com sua equipe de trabalho este profissional irá promover a migração dos métodos manuais de execução do trabalho para processos informatizados e automatizados.

 

O mercado de trabalho para ciencia da computação

Para quem se forma em ciencia da computação é possível ingressar no mercado de trabalho em áreas como o desenvolvimento de softwares e aplicativos, criação de bancos de dados, manutenção de redes de computadores, invenção de jogos e muitas outras opções.

Outra opção de carreira para quem se forma em um curso ciencia da computação é se dedicar a análise de problemas e criação de soluções para informatização de folhas de pagamento, ou ainda, auxílio no trabalho com pesquisa genética. Essas funções são usadas na grande maioria das empresas, sejam elas públicas ou privadas. O que vai diferir, neste caso, é a maneira de ingresso do profissional: para empresas privadas é feito via processo seletivo (com entrevistas e dinâmicas de grupo). Por outro lado, para órgãos públicos é necessário prestar uma prova de concurso público.

Em resumo, podemos citar como as principais áreas de atuação que o profissional de ciencia da computação poderá seguir são as empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de software e hardware, e também como consultor em diversos assuntos ligados a tecnologia. Já quando falamos nas principais funções, temos desenvolvedor front end, desenvolvedor back end, desenvolvedor mobile, desenvolvedor full stack, cientista de dados, DBA, especialista em segurança da informação, UX-UI – interfaces, analista de suporte, engenheiro da área de TI, assistente de tecnologia da informação, analista de tecnologia da informação, supervisor de tecnologia da informação, coordenador de equipe de tecnologia da informação, gerente de tecnologia da informação e diretor de tecnologia da informação.