5 estantes DIY com estilo

Não sei a vocês, mas a minha Setembro é um mês que me encanta: é um mês de propor novos desafios, novas metas, novos projetos,… E começar coisas novas sempre cheia de ilusão, né? Depois haverá que ver se acabam ou não, mas isso já me daria para outro post ??
Como cada Setembro, me pus mãos à obra e estou a procura de um novo projeto de DIY: uma estante de livros para o meu escritório. Eu quero que seja original e acima de tudo, poder dizer que “eu fiz!”. Encontrei vários estilos e idéias que me parecem muito originais e decidi compartilhá-los com vocês. Então, será que me podem ajudar a decidir em que projeto me embarcou?

1. Estante industrial com tubos e madeira
Trata-Se de construir uma estrutura de tubos, e adicionar prateleiras sob medida de madeira. Este tipo de sistema tem infinitas possibilidades, já que graças aos conectores para tubos, podemos fazer praticamente qualquer distribuição que vai nos acontecer para as prateleiras. Além disso, são materiais muito resistentes e podem suportar muito peso, por isso que podemos até mesmo fazer uma mesa que esteja integrado na estante como o da foto.

Eu adoro o estilo industrial e não me parece muito difícil de fazer. Além disso, se nos atrevemos a pintar as tubulações de cor e colocar prateleiras de madeira clara, pode nos ser um espaço tão original, e cheio de luz e energia, como o de este jantar. Não é genial? O amarelo eu acho que dá um toque muito alegre, embora outras cores para a estação, como o turquesa, poderiam ficar tão bem.

Fonte
2. Suspensão cadeiras na parede
Eu tenho anonada quando vi essas estantes tão originais. Eu explico: A primeira é uma idéia que teve um professor de design alemão, Yi Cong Lu, que pendurou umas cadeiras dobráveis na parede para fazer estas estantes tão práticas e originais. Esta idéia eu amo para um vestiário, uma loja, ou um espaço pequeno em definitiva. Podes ter a cadeira pendurada dobrado ou aberto, conforme necessário. E se você precisa sentar-se, você só tem que retirar uma das cadeiras. Desde então, há mentes que pensam em tudo!

A segunda lhe dá uma volta mais (literalmente). É uma ideia de artista de Barcelona Teresa Hill (eu recomendo visitar o seu perfil de Behance). Como ela mesma explica: “Uma cadeira. Um elemento do cotidiano que, literalmente, demos a volta, conviertiéndola em uma peça única com uma outra utilidade e significado”. Brilhante. Se você não sabe que uso dar a seus cadeiras velhas do jantar, esta me parece uma ideia genial.

3. Estante de corda e madeira
Esta estante tem me encantado por sua simplicidade. É muito fácil de fazer, e só precisamos de pendurar dois pequenos ganchos na parede, para que o dano que fazemos é mínimo. Ideal para apartamentos de aluguel.
Fonte
4. Estante com troncos naturais de árvore
Esta, além de ser uma estante, é uma verdadeira obra de arte (Shiro Shelving) do curso de arquitetura Koko Architectures. Certamente esta peça de arte não seja acessível para a maioria dos bolsos, mas acho que pode servir de inspiração se você gosta de materiais naturais. E também parece fácil de fazer.

5. Estante com caixotes de madeira
Me parece uma idéia muito prática de pendurar caixas de madeira na parede, a modo de estante. Eu gosto especialmente para lugares pequenos que queremos usar para organizar. Na foto eu mostro um hall de mais prático, mas também acho que pode ser ideal para as toalhas no banheiro, ou para os brinquedos no quarto das crianças. Aqui as possibilidades são infinitas: podemos encontrar o estilo de caixa que mais nos combine ou até mesmo pintar as caixas de madeira com cores alegres. Muito fácil, né?

E eu fico com…
Depois de pesquisar muito, eu acho que eu sempre apaixonado, a idéia de tubulações industriais… isso sim, estão pintadas de cor! Ainda não escolhi a cor, mas já estou dando voltas. Agora mesmo me ponho mãos à obra, a fazer planos, pesquisar materiais e concepção do projecto. Já vou te dizer!
E vós, ó…
5 estantes DIY com estilo