A habilitação radar Siscomex é um dos primeiros passos para que você consiga importar e exportar e, dessa maneira, aumentar a competitividade da sua empresa ao inseri-la no mercado internacional.
Você pode descobrir mais informações sobre isso a seguir.
O que é o radar Siscomex?
O radar Siscomex é um sistema que foi criado pela Receita Federal em 2002. Seu objetivo é regular e sistematizar a entrada e a saída de mercadoria do Brasil.
O sistema do radar está vinculado ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex Importação), um sistema informatizado que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle de operações do comércio exterior.
São duas as modalidades de habilitação no radar, a de pessoa física e pessoa jurídica. Nesse caso, a balitação no radar se subdivide em três modalidades: radar expresso, radar limitado e radar limitado
A seguir, você poderá compreender mais sobre cada uma dessas modalidades.
Modalidades de importação no Siscomex
No radar Siscomex expresso, o limite de importação é no valor de 50 mil dólares para um período de seis meses.
O radar limitado engloba os casos em que o valor mínimo para a importação seja de 50 mil dólares e o máximo de 150 mil.
O radar ilimitado, como o próprio nome já sugere, não apresenta limite para importações, permitindo operações que totalizem um valor maior que 150 mil dólares.
É interessante destacar que nem todas as operações de importação e exportação necessitam ter um cadastro no Siscomex. Por exemplo, a pessoa jurídica está dispensada de registro na plataforma em caso de importar ou exportar por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Para facilitar todo o processo é possível contratar empresas específicas que atuam no Comércio Internacional e que possuem o conhecimento e a experiência necessários para navegar em um intricado labirinto repleto de burocracia.