Cuidados com cortinas para quarto infantil

Cortinas para quarto infantil são grandes aliadas porque colaboram com a decoração do espaço, além de cortar o excesso de luminosidade e correntes de vento, garantindo um ambiente adequado aos pequenos.

cortina

Mas, tudo isso só é garantido se os pais tomarem cuidados especiais com a cortina, como limpá-la regularmente. A higienização ajuda a evitar ácaros, poeira e demais elementos que podem prejudicar a saúde da criança.

Ao saber da necessidade de limpeza, muitos pais se perguntam como lavar cortina corretamente. A seguir, apresentamos dicas para fazer essa tarefa para eliminar ácaros, sujidades e ainda preservar a cortina. Confira!

Dicas e cuidados com cortina infantil

  • Lave a cortina periodicamente

O recomendado é lavar a cortina do quarto infantil a cada seis meses. Se morar em um local mais seco e com muita poeira, é interessante reduzir esse período e fazer a lavagem a cada três meses.

  • Faça a lavagem corretamente

Antes de colocar a cortina na máquina de lavar, leia a etiqueta dela para verificar as recomendações do fabricante e segui-las, o que minimizará o risco de danos ao tecido.

O que se pede normalmente é lavar a cortina com sabão líquido neutro e separada de outras peças, seja de uso pessoal ou do forro, por exemplo. Também é indicado tirar argolas e demais acessórios.

Na hora de secar, o melhor a ser feito é voltar a cortina ao trilho ou varão, porque o tecido ficará estendido e liso, o que reduzirá o trabalho na hora de passar a peça.

Se tiver cortina de persiana, a limpeza deve ser iniciada com o aspirador de pó. Depois, umedeça um pano macio numa mistura de água e vinagre e passe na cortina.

  • Mantenha a limpeza

Agora que você já sabe como lavar cortina, é importante mantê-la limpa por mais tempo. Para isso, a cada 15 dias passe o aspirador de pó na peça, usando um bocal próprio para tecido.