Qual o melhor tecido para uma cortina de quarto?

Comprar cortina para quarto tende a despertar dúvidas, já que há versões com diferentes tipos de tecido, dificultando escolher qual seria a melhor opção para o cômodo.

Está passando por esse problema? Preparamos uma lista com os melhores tecidos para cortina de quarto. Conheça quais são eles, suas principais características e se inspire na hora de comprar sua cortina!

cortina para quarto

Voil

O voil é um tecido transparente com muita fluidez, o que confere um toque delicado, de requinte e romantismo ao ambiente. Como tem maior transparência, recomenda-se utilizar um forro, para garantir maior privacidade para o casal.

 

Shantung

Trata-se de um tecido mais encorpado, com textura grossa e sutil leveza. Por ter essas características, consegue dar mais elegância para a decoração, além de bloquear melhor a luz e ruído externos. É uma alternativa interessante à cortina voil, principalmente por dispensar a necessidade de um forro.

 

Linho

O linho é mais grosso e funciona como uma ótima barreira contra a luz natural e barulhos externos. Há, ainda, o benefício de ser um material durável, portanto, a cortina de linho permanece em bom estado por mais tempo.

 

Seda

A seda é um dos tecidos favoritos para confecção da cortina para quarto casal porque imprime uma maior elegância e sofisticação para o ambiente. Como pode apresentar sutil transparência, indica-se utilizá-la com um forro ou camada dupla de seda.

 

Blecaute

A cortina blecaute é perfeita para quem deseja ter máxima privacidade. Feita com material sintético, como o poliéster, ela é grossa e bloqueia totalmente a passagem da iluminação natural, de modo a criar um ambiente intimista e confortável.

Uma excelente dica de uso do blecaute é adotá-lo como forro de tecidos mais leves e transparentes, como o voil e seda, resultando numa cortina para quarto versátil que possibilita tanto manter o quarto mais escuro quanto mais claro.

Grades de proteção ou Gradil: Quais as diferenças?

Quando se fala em cercamentos, os termos grades de proteção e gradil são frequentes. No entanto, quais seriam as diferenças entre ambos os materiais, exatamente?

Aqui, esclarecemos essa questão de uma vez por todas. Confira e aproveite para conhecer mais sobre grades de proteção e gradil, informações que ajudarão na execução de seu projeto.

 

telas gradil

 

Diferenças entre grades de proteção e gradil

Há apenas uma diferença significativa entre os ambos materiais: grades de proteção são quaisquer grades que formem uma barreira em determinado local e impeçam a ultrapassagem de pessoas, animais ou objetos.

Uma tela alambrado, por exemplo, é uma grade de proteção, assim como outras utilizadas em portas e janelas de imóveis para impedir a passagem de animais e insetos.

Já o gradil, especificamente, é um tipo de grade de proteção utilizado para montar cercas em espaços públicos e privados, como em condomínios, residências, estabelecimentos comerciais, praças, entre outros.

 

Principais características do gradil

Agora que você já sabe que o gradil é uma grade de proteção, falta conhecer as principais características desse material. Trata-se de uma tela feita com arame de aço galvanizado, que possui excelente resistência à corrosão.

Além disso, está disponível numa alternativa revestida com poliéster, que maximiza a resistência à oxidação e ferrugens, além de ser visualmente mais atraente, combinando melhor com decorações.

Outra característica importante do gradil é que o produto é disponibilizado em sistema modular, o que descomplica seu manuseio e agiliza a instalação, sem demandar grandes mudanças estruturais na área.

 

Onde usar o gradil?

O gradil pode ser utilizado como grade de proteção em imóveis residenciais, comércios e indústrias, montando uma cerca de arame encorpado, difícil de ser rompido.

Além disso, as telas gradil são ótimos investimentos para cercamentos de animais domésticos ou proteção de espaços específicos, como jardins e piscinas, dificultando o acesso a essas áreas.