Um pouco sobre a história do Android – Como tudo começou

Às vezes, parece que estamos executando o sistema operacional móvel do Google em nossos dispositivos Android para sempre. No entanto, na verdade, tem sido menos de 10 anos desde que o primeiro telefone Oficial Android fez sua estréia para os consumidores para comprar em lojas. A decisão do Google de fazer do Android um sistema operacional de código aberto permitiu que ele se tornasse muito popular entre os fabricantes de telefones de terceiros.

Apenas alguns anos após o lançamento do Android 1.0, Smartphones que tinham o sistema operacional instalado estavam em todos os lugares. Agora tornou-se o sistema operacional móvel mais popular do mundo, derrotando seus muitos competidores como Symbian, BlackBerry, Palm OS, webOS e Windows Phone. O iOS da Apple é a única plataforma ainda em pé como um concorrente sério para o Android, e essa situação não parece que vai mudar tão cedo.

A fundação do Android

Em outubro de 2003, bem antes de o termo “smartphone” foi usado pela maioria do público, e vários anos antes de a Apple anunciou seu primeiro iPhone e seu iOS, a empresa Android Inc foi fundada em Palo Alto, Califórnia. Seus quatro fundadores foram Rich Miner, Nick Sears, Chris White e Andy Rubin. Na época de sua fundação pública, Rubin foi citado como dizendo que o Android Inc iria desenvolver “dispositivos móveis mais inteligentes que estão mais cientes da localização e preferências do seu proprietário.”

A Próxima Web

Enquanto isso soa como a descrição básica de um smartphone, Rubin revelou em um discurso de 2013 em Tóquio que o Android OS foi originalmente destinado a melhorar os sistemas operacionais de câmeras digitais, como relatado pela PC World. A empresa fez propostas para investidores em 2004 que mostraram como o Android, instalado em uma câmera, se conectaria sem fio a um PC. Esse PC seria então conectado a um “Datacenter Android”, onde os proprietários de câmeras poderiam armazenar suas fotos on-line em um servidor de nuvem.
Obviamente, a equipe do Android não pensou no início sobre a criação de um SO que serviria como o coração de um sistema completo de computação móvel por conta própria. Mas mesmo naquela época, o mercado de câmeras digitais independentes estava em declínio, e alguns meses depois, a Android Inc decidiu mudar as engrenagens para o uso do SO dentro dos telefones celulares. Como Rubin disse em 2013, ” a mesma plataforma, o mesmo sistema operacional que construímos para câmeras, que se tornou Android para celulares.”