Qual o melhor tecido para cortinas da sala?

As cortinas para sala são acessórios perfeitos para transformar a decoração, tornando o ambiente mais aconchegante e agradável sem esforços e de maneira econômica, sem prejudicar seu orçamento.

Essas peças também garantem maior privacidade aos moradores, já que evitam que se veja o que se passa no cômodo, cortam a entrada de luz natural na sala e correntes de vento, além de melhorar a acústica do ambiente, o que faz a diferença quando se tem home theater.

Ao comprar cortinas , é importante se atentar um detalhe, o tecido da peça, para escolher aquele que melhor supra suas necessidades. A seguir, indicamos qual o melhor tecido para cortinas da sala. Confira e saiba qual escolher!

Melhor tecido para cortina da sala

Existe uma grande variedade de tecido para cortinas, o que sempre gera dúvida no momento da escolha da versão ideal. Curiosamente, o melhor tecido para cortina da sala dependerá de qualque quer que a peça tenha.

Se quiser que uma peça proporcione privacidade, bloqueie a entrada de luz e vento, bem como melhore a acústica do ambiente, o melhor tecido para cortina da sala é o mais grosso.

Excelentes exemplos para serem usados ​​casos são o veludo, linho, sarja e shantung. Também prefira alternativas com poliéster, como as cortinas blecaute , que são evitadas em bloquear a luz.

Caso um toque da cortina para sala de estar seja somente decorativa, não há restrições quanto ao tecido, é possível escolher desde uma versão mais encorpada até uma leve, como o voil e renda, que dão um toque de requinte para uma decoração.

Se gostar de cortinas leves e esvoaçantes, as de voil e seda são boas dicas de compra, mas lembre-se que esses tecidos são transparentes. Caso queira bloquear mais a luz e ter privacidade, utilize um forro.

Tipos de tecido para cortina da sala

Conhecer diferentes alternativas de tecido ajuda a escolher uma opção para sua cortina. Abaixo, apresentamos os tipos mais comuns utilizados na fabricação desse acessório. Confira quais são:

Voil

Tecido leve e esvoaçante, dá elegância e refinamento para a decoração. É uma opção quando se tem uma decoração clássica. Vale lembrar que o voil é transparente, portanto, se quiser privacidade ou redução da luz natural é preciso usar um forro ou dupla camada de tecido.

Seda

É a melhor escolha para quem deseja manter um clima mais refinado na decoração. Trata-se de um tecido nobre e leve que pode ser usado tanto na cortina da sala como para o quarto.

Shantung

O shantung é uma opção para quem prefere um tecido mais encorpado, porém com uma certa leveza que é característica do voil.

Blecaute

Normalmente feito de poliéster, o tecido blecaute é grosso e existem versões que escurecem completamente o ambiente. Pode ser utilizado como forro do voil ou cortina de renda.

Linho

Alternativa perfeita para quem gosta de cortina rústica para sala, seguindo uma linha mais natural na decoração. É um pouco mais encorpado, o que possibilita cortar a luz externa e ter mais privacidade no ambiente.