A imagem mostra um exemplo de dois tipos de portões.

Qual é o melhor modelo de portão?

O portão é um item fundamental para todo imóvel, principalmente por garantir segurança e privacidade, mas também por proporcionar um visual decorativo para a residência.

Na hora de comprar ou alugar uma casa é importante observar alguns princípios relacionados ao portão para que ele cumpra sua principal função: proteger a residência.

 

O que considerar na hora de escolher um portão

Na hora de escolher um portão para sua casa é importante avaliar algumas questões como: o grau de segurança, o tipo de material usado na fabricação do portão, o modelo de abertura e o espaço disponível, além de possíveis manutenções.

Outro ponto a se levar em consideração é a dimensão do portão em relação ao tamanho do carro que você possui. O ideal é fazer a instalação do portão com uma largura de pelo menos 1,5m além do tamanho do veículo para que a entrada na garagem seja facilitada.

A imagem mostra um exemplo de dois tipos de portões.

No que se refere à altura, as medidas de segurança sugerem uma estatura mínima de 2,5m, mas vale ressaltar que quanto maior o portão, o peso também aumenta, ou seja, caso o portão seja automatizado será necessário um motor mais potente para abrir e fechar.

Existem dois tipos de portões mais tradicionais no mercado, sendo que cada um apresenta características e vantagens próprias. Na hora da escolha, além da estética, o portão precisa ser funcional e atender as necessidades da casa.

 

Tipos de portão

Agora que você já sabe quais pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher um portão, chegou a hora de saber quais tipos de portão existem no mercado.

 

Portão de aço

O portão de aço é amplamente utilizado por conta da resistência e leveza, além de ser facilmente moldado, ou seja, é possível fazer um portão com desenhos variados. Esse tipo de material necessita de limpeza e pintura ocasionalmente.

Ao escolher o portão de aço, é possível definir a visibilidade da rua ou da casa, portanto, quem deseja mais privacidade pode bloquear totalmente a visão externa. E quem prefere um visual mais aberto, propiciando uma iluminação natural para a casa, pode escolher um modelo com esse design.

 

Portão de alumínio

O portão de alumínio tem como principais características ser leve e ter alta resistência à corrosão, tendo em vista que o alumínio não oxida. Por ser mais leve, o portão de alumínio tem baixa densidade e não é o mais seguro.

Outro ponto a ser destacado é que por ser um condutor de calor, o portão de alumínio pode deixar a garagem quente ou fria, dependendo da temperatura.

Agora que já sabemos os materiais mais usados na fabricação de portões, vamos explicar separadamente os três principais modelos de portão:

 

Qual é o melhor modelo de portão?

Existem diversos modelos de portão disponíveis no mercado. Para você saber qual é o melhor modelo para sua casa, disponibilizamos algumas dicas. Veja abaixo:

 

Portão Deslizante

O portão deslizante é o mais encontrado nas cidades do Brasil e também é conhecido como portão de correr ou corrediço. Para a instalação desse modelo, é necessário um espaço lateral suficiente para o portão deslizar. Nos modelos sem automação, é preciso empurrar para abrir ou fechar, utilizando-se de roldanas e trilhos.

 

Portão Basculante

O portão basculante tem sido amplamente instalado nas casas modernas ou com fachadas pequenas, principalmente porque sua abertura não necessita de espaço lateral para o portão correr. Para instalar esse modelo é preciso observar a altura que ficará depois de aberto, pois ele abre para cima e fica suspenso até o término da entrada do carro.

 

Portão Pivotante

O portão pivotante não precisa de espaço lateral ou acima e sim à frente ou atrás, podendo ter uma ou duas folhas, dependendo do tamanho. Quando aberto, ocupa parte da calçada ou do interior da garagem, portanto costuma ser mais utilizado em chácaras e sítios, pois em áreas residenciais pode acabar atrapalhando o trânsito de pedestres.

 

Automação de portão

Tanto o modelo deslizante, quanto o basculante e o pivotante podem ser manuais ou automatizados. A automação do portão garante mais segurança e privacidade para os moradores e cada modelo tem sua especificidade.

O portão deslizante, em sua maioria, já é automatizado por conta da facilidade e o baixo custo da instalação. O mesmo vale para o portão basculante que, em geral, já é instalado automatizado por ser mais trabalhoso abrir ou fechar manualmente.

Por fim, o portão pivotante precisa de um motor instalado na coluna de cada folha para abrir e fechar com precisão.

A escolha correta de um portão pode tornar a fachada da casa mais bonita e moderna, sem contar com o objetivo principal que é garantir proteção para o imóvel e os moradores.

Sendo assim, avalie as necessidades da sua casa e escolha o melhor modelo de portão. Considere também o custo-benefício para não se arrepender com produtos de segundo mão. Descubra mais sobre tipos de portão no site da Dimatelas.