Por que o Google penaliza sites lentos?

Quando se fala em ranqueamento no Google e SEO, muitos se esquecem de um detalhe fundamental: a velocidade de carregamento do site. Se for lenta, o famoso mecanismo de busca penaliza o site e não o coloca na primeira página.

Mas, por que o Google penaliza sites lentos? Neste post, falamos o porquê, além de indicar formas de verificar como está a velocidade do seu site e como otimizá-la. Acompanhe e boa leitura!

 

Por que sites lentos são penalizados?

A principal finalidade do mecanismo de busca do Google é proporcionar ao seu usuário a melhor experiência possível, o que inclui o acesso a um site de carregamento rápido e otimizado.

De acordo com o Google, 53% dos visitantes de um site mobile abandonam a página quando ela demora mais de três segundos para carregar seu conteúdo. O Google identifica esse problema e ranqueia sites lentos nas piores posições.

Como resultado, o site não gera os resultados esperados pela empresa, ou seja, não traz boa visibilidade à marca e seus produtos, não tem tráfego significativo, não capta leads e não possui potencial para atrair novos negócios.

Curiosamente, o Google considera a velocidade de carregamento como um fator de ranqueamento desde 2010, no caso de desktops. Em 2018, houve uma expansão desse critério para buscas feitas a partir do celular.

 

Como medir a velocidade de seu site?

Existem ferramentas que possibilitam medir a velocidade de carregamento de seu site, algumas oferecidas pelo próprio Google para que a empresa consiga otimizar suas páginas. Veja, a seguir, quais são elas:

 

  1. PageSpeed Insights

É uma ferramenta muito conhecida e disponibilizada gratuitamente pelo Google, especificamente para desenvolvedores. Seu funcionamento é simplificado, basta fornecer a URL de um site para obter informações sobre velocidade de carregamento.

 

  1. Lighthouse

Software de código aberto do Google. Permite analisar a velocidade de carregamento e demais aspectos do site que podem ser otimizados. Assim como o PageSpeed Insights, seu funcionamento é simples, é só informar a URL que deseja verificar.

 

  1. GTmetrix

Ferramenta muito utilizada para medir a velocidade de carregamento de sites, o GTmetrix possui o diferencial de mostrar o tempo médio do mercado para comparação com concorrentes.

 

Como melhorar a velocidade de carregamento de seu site

Já sabe como medir a velocidade do seu site, mas não conhece formas de melhorá-la? A alternativa ideal é investir em uma otimização de sites, o que envolve:

  • Ativar o recurso de compactação de seu site, que diminui o tamanho de arquivos enviados pelo servidor e reduz o tempo de transferência, minimizando a lentidão do site;
  • Diminuir o tamanho de imagens. Se usar o WordPress, é possível adotar plugins de otimização, como o Tinypng, que reduz o tamanho e não a qualidade das fotos;
  • Usar o cachê do navegador, para otimizar o carregamento numa nova visita;
  • Revisar e melhorar o código HTML, CSS e Javascript, para que as páginas fiquem leves e carreguem rapidamente.

 

Quer saber o que mais pode ser feito para otimizar seu site? Então, contate uma agência de SEO e receba o suporte necessário para melhorar o carregamento de suas páginas.