Como nasceu a Android – dicas – História

Em 2005, o próximo grande capítulo da história do Android foi feito quando a empresa original foi adquirida pelo Google. Rubin e outros membros fundadores permaneceram para continuar a desenvolver o SO sob seus novos proprietários. A decisão foi tomada para usar o Linux como base para o Android OS, e isso também significava que o próprio Android poderia ser oferecido a terceiros fabricantes de telefones móveis de graça. O Google e a equipe do Android sentiram que a empresa poderia ganhar dinheiro oferecendo outros serviços que usavam o sistema operacional, incluindo aplicativos.

Rubin permaneceu no Google como chefe da equipe Android até 2013, quando o Google anunciou que iria deixar essa divisão. No final de 2014, Rubin deixou o Google completamente e lançou uma incubadora de empresas iniciantes. No início de 2017, Rubin revelou oficialmente seu retorno à indústria de smartphones com o anúncio de sua empresa Do Telefone Essencial baseado em Android.
Preparar para o lançamento do Android 1.0

Em 2007, a Apple lançou o primeiro iPhone e inaugurou uma nova era em computação móvel. Na época, o Google ainda estava trabalhando no Android em segredo, mas em novembro daquele ano, a empresa lentamente começou a revelar seus planos para combater a Apple e outras plataformas móveis. Ele usou a formação do que foi chamado de Open Handset Alliance, que incluía fabricantes de telefones como HTC e Motorola, fabricantes de chips como Qualcomm e Texas Instruments, e transportadores incluindo T-Mobile.

Em seguida, o Presidente do Google e CEO Eric Schmidt foi citado como dizendo: “O anúncio de hoje é mais ambicioso do que qualquer um único ‘Google Phone’ que a imprensa tem vindo a especular sobre ao longo das últimas semanas. A nossa visão é que a poderosa plataforma que vamos revelar irá alimentar milhares de modelos de telefones diferentes.”

O Google teria pelo menos dois Alpha builds do Android lançados internamente antes da empresa lançar o beta público da versão 1.0 Para os desenvolvedores Nov. 5, 2007, aproximadamente ao mesmo tempo que anunciou a Open Handset Alliance. Ele também desenvolveu seu próprio aparelho interno de referência, codinome “Sooner”, que nunca foi lançado ao público. Vários anos depois, o desenvolvedor Steven Troughton-Smith colocou suas mãos em um desses primeiros telefones de referência e postou imagens e suas próprias impressões de “Sooner”.”Como você pode ver, a aparência geral deste telefone era mais como os auscultadores do BlackBerry do que o iPhone, em um momento em que muitas pessoas estavam céticas de dispositivos “touchscreen only”.

Em Setembro. Em 2008, o primeiro smartphone Android foi anunciado, o T-Mobile G1, também conhecido como HTC Dream em outras partes do mundo. Estava à venda no Out. daquele ano. O telefone, com seu pop-up de 3,2 polegadas touchscreen combinado com um teclado físico QWERTY, não era exatamente uma maravilha de design. Na verdade, o telefone recebeu críticas negativas em geral dos meios de comunicação de tecnologia. O dispositivo nem sequer tinha um headphone de 3,5 mm padrão, que ao contrário de hoje, era praticamente um recurso de telefone de facto entre a competição Android.
No entanto, o Android 1.0 OS dentro já tinha as marcas do plano de negócios do Google para o SO. Ele integrou uma série de outros produtos e serviços da empresa, incluindo o Google Maps, YouTube, e um navegador HTML (pré-Chrome) que, claro, usou os Serviços de pesquisa do Google. Ele também teve a primeira versão do mercado Android,a app store que o Google orgulhosamente afirmou que teria ” dezenas de aplicativos Android únicos, primeiro de um tipo.”Todas essas características parecem bastante primitivas agora, mas este foi apenas o início da ascensão do Android no mercado de dispositivos móveis.

Que nomes de código são esses?

Enquanto a maioria dos lançamentos do Android têm nomes de código de doces ou sobremesa, a primeira versão do sistema operacional (1.0) que foi lançado publicamente em Setembro. 2008 não tinha um nome de código, nem internamente nem publicamente, de acordo com o que o engenheiro Android Jean-Baptiste Queru disse à Polícia Android em 2012. Android 1.1, lançado em Fevereiro. 2009, não tinha um nome de código Público. No entanto, ele teria usado o nome interno “Petit four” enquanto estava em desenvolvimento no Google. O nome refere-se a uma sobremesa francesa.
Não foi até o lançamento do Android 1.5, apenas alguns meses depois, em abril de 2009, que a versão OS recebeu seu primeiro nome de código Público: “Cupcake.”O crédito para nomear versões Android de doces e sobremesas tem tradicionalmente ido para o seu gerente de projeto no Google, Ryan Gibson, mas suas razões específicas para usar esse nome permanecem desconhecidas. Quando o Google lançou o Android 4.4 KitKat, ele ofereceu uma declaração ” oficial “em seus vários nomes de código para as versões do so, dizendo:” Uma vez que estes dispositivos fazem nossas vidas tão doces, cada versão Android é nomeado após uma sobremesa.”