Como montar uma biblioteca particular?

Para quem gosta de ler, montar uma biblioteca particular em casa faz toda a diferença, tendo obras especiais sempre que conquistada, seja para reler ou simplesmente realizar consultas.

Quer montar uma biblioteca em casa, mas não sabe exatamente por onde começar? Para lhe auxiliar nessa tarefa preparamos um guia com dicas preciosas. Confira!

Escolha um tema

O universo da literatura é imenso e nem sempre é fácil sabre exatamente por onde começar sua biblioteca. Por isso, é mais fácil adotar um recorte específico, como escolher um tema.

Por exemplo, gosta de obras de ficção? Então, que tal começar a colecionar livros desse tema? Dessa forma, é possível simplificar o começo da sua biblioteca e posteriormente expandi-la, adotando outros gêneros.

Pesquise locais de compra

Um dos principais segredos para montar uma biblioteca particular é saber onde comprar os livros. Para isso, é importante pesquisar locais para visitar online e presencialmente.

Livrarias são dicas perfeitas para encontrar lançamentos e best seller , caso tenha interesse em investir em alguns. Se quiser comprar livro raridade, lojas especializadas ou sebos são as melhores pedidas.

Caso se interesse, uma alternativa é contatar colecionadores para fazer trocas ou comprar edições que deseja há algum tempo. Mas, vale mencionar que essa é uma opção que pode ser um pouco mais cara do que as demais.

Compre uma estante para livros

Não basta investir nos livros, é preciso garantir um móvel para armazená-los de forma correta, o que ajudará a evitar danos às obras, de modo preservado seu valor de mercado.

A estante para livros é a melhor dica de compra para organizar sua biblioteca particular e garantir a qualidade das obras. Há modelos fabricados com materiais duráveis, como o MDF BP, que possui preço acessível.

Caso queira proteger ao máximo como obras de sua biblioteca particular, considere escolher uma estante com porta de vidro, ou que evitar que pó se acumule sobre os livros, preservando-os fornecidos.

Se preferir, é possível investir também, em prateleira de livro para organizar as obras de sua biblioteca, podendo comprar somente uma unidade ou kit, o que permite economizar.

Deixe os livros num local adequado

Depois de comprar livros e estante, é importante saber onde deixar-los, para minimizar ainda mais o risco de danos. A recomendação geral é manter como obras e móveis em um espaço sem marcas de umidade ou mofo, porque podem danificar os livros e estante.

Se o local em que pretende deixar sua biblioteca tiver esses problemas, uma solução é realizar uma pequena reforma, se possível, para eliminar e tornar o ambiente adequado ao armazenamento.

Além disso, é interessante que o local seja arejado, para diminuir expressivamente a possibilidade de danificar as obras ou armário para livro .

Saiba organizar sua biblioteca particular

Uma organização bem pensada e execução facilita encontrar os livros quando quiser, além de diminuir o risco de danificá-los. De modo geral, indica-se particular-los na vertical. Se preferir, é possível evitar que caiam usando um aparador de livros.

Outro cuidado a se ter é manter os livros utilizados com frequência sempre que ganhar, ou seja, na prateleira central do estante. Se preferir, adote um sistema de organização, como por autor.