Como adaptar o estilo industrial para casa

Hoje escolhi um lindo porta-janela e portas de ferro e vidro de estilo industrial para falar deste estilo,corrente ou movimento social, e de como é possível inseri-lo em casa de uma forma elegante e de total atualidade.
Mas se há alguém um pouco mais sem noção sobre o que é este estilo deixarei suas características principais, e o por que ele nasceu, onde e quando.
Entre as principais características do estilo industrial que lhe deixaram de estar na moda em lojas de moda de todas as cidades do mundo “moderno e desenvolvido” encontram-se o ferro e a madeira em estado puro como elementos principais.
Os elementos estruturais, tais como tubos, vigas ou instalação elétrica deixam a descoberto.
Os móveis de ofício e outros recuperados tomam os espaços e quanto mais mostrem o passar do tempo mais valor decorativo têm.
As antigas lâmpadas de fábricas, esses grandes focos tão procurado agora, e por que se paga um dinheirão, são quase uma necessidade nos ambientes industriais.
A madeira suficiente em mesas e assentos também é uma característica deste estilo, como as paredes de tijolo ou desgastadas pelo tempo.
Mas tudo isso tem uma explicação.
O estilo industrial nasceu nos anos 50 nos Estados Unidos, quando começaram a se habilitar como moradia das antigas fábricas dos anos 20 como uma forma barata de viver que encontraram os imigrantes, ao chegarem à América, mas que logo ganhou adeptos entre os artistas nova-iorquinos e pessoas mais boêmia que se apontou para a forma de viver e trabalhar em um loft começar a personalizá-lo e adaptá-lo às suas necessidades.
Em restaurantes, locais de entretenimento, lojas e todo o tipo de negócios é normal que tenha proliferado dessa forma, já que é uma solução moderna e econômica” de fornecer um local.
Os móveis são recuperados, ou envelhecidos na índia por mão-de-obra barata e trazidos para a ocasião.
Deixar os cabos de luz ou de tubos por fora das paredes, que, claro, não há necessidade de pintar, também reduz bastante a obra. (…)
Mas eu gostaria de te dizer que o estilo industrial, que tem um grande charme e personalidade, se é que o sabes usar em pequenas doses, especialmente se estamos falando de introduzi-lo em nossas casas, onde procuramos ambientes um pouco mais organizados, limpos ou relaxados.
A chave para usar o estilo industrial em nossos lares são:
1. Utilizar poucos elementos e bem escolhidos deste estilo. São bastante pesados visualmente e tem muita personalidade. Como exemplo, seria um móvel antigo cuidadosamente decapagem,
2. Combiná-los ou vesti-los sempre com alguma peça mais especial. Alguma lâmpada com uma tela de veludo ou plissada ou de uma vistosa cerâmica, algum vaso, porta-velas…
3. Escolher bem a iluminação. É indispensável que o espaço seja luminoso
4. Cuidar dos detalhes dos acabamentos, mas vamos intencionalmente uma tubulação de agir por fora tem de ver o que está perfeitamente colocado.
5. Escolher alguns elementos contrastantes com ferro e madeiras em bruto. Você pode escolher alguma cadeira de design, ou uma peça romântica como um espelho dourado ou alguns porta-velas ou vasos.
6. Dar-lhe calor incorporando toques de cor ou texturas macias em almofadas ou em tecidos, tapetes, etc.
Teríamos muitos truques, mas, assim que insisto em que você deixe os seus em seus comentários.

Imagens do Pinterest
Espero que as pistas sobre o estilo industrial vos ajudem também em nosso Desafio de primavera, se ainda não o tiver participado, ,), onde você pode ganhar 500€ para renovar a sua casa.
Como adaptar o estilo industrial para casa