10 dicas para facilitar sua mudança.

Para muitos, a hora da mudança é estressante e cansativa. O ideal é planejar com calma, organizar as tarefas e o tempo, o que será usado e o transporte. Para que esse processo não seja tão desgastante, confira 10 dicas para a hora da mudança e transporte de seus bens. 

 

1 – O empacotamento

O primeiro passo na mudança é organizar o empacotamento. Tenha a disposição muitas caixas de papelão, que podem ser adquiridas em supermercados, fita adesiva e caneta para identificar cada caixa. 

Comece o empacotamento separando os itens por cômodo e identifique o conteúdo das caixas com a caneta. Desta forma, na hora de desempacotar separe as caixas conforme o cômodo a qual pertence. 

2 – Sacos de lixos podem te ajudar

Para armazenar os objetos utilize caixas de papelão ou sacos de lixo. As caixas de papelão são ideias para itens pesados ou que podem quebrar com facilidade. Já os sacos de lixo podem armazenar roupas, lençóis, toalhas e cobertores. Outra dica valiosa também é utilizar às duas opções juntas! Coloque bichinhos de pelúcia ou  travesseiros em sacos de lixo e use- os para preencher o espaço vazio dentro das caixas, evitando assim a quebra dos objetos frágeis.

3 – Proteção para objetos frágeis

Use e abuse das toalhas, panos de prato e até mesmo roupas para proteger objetos de vidro, louças e eletrônicos na mudança. Desta forma, evitará a quebra desses objetos e ocupará menos espaço no transporte. 

4 – Tire fotos para te auxiliar

Antes de tirar os cabos dos aparelhos eletrônicos, tire fotos de todos os conectores dos fios. A quantidade de aparelhos e cabos podem confundir na hora de religá- los. Tirar foto de cada um facilitará muito e as dúvidas serão menores. 

5 – Frete ou transportadora?

Você já parou para pensar na diferença entre frete e transportadora? 

O frete tem baixo custo e é utilizado para pequenas mudanças, na mesma cidade ou vizinhas. Conta com ajudantes para o carregamento, geralmente o próprio motorista e mais uma pessoa. O valor depende da distância e da quantidade de itens. 

Já a transportadora realiza desde pequenas mudanças até grandes mudanças, seja na mesma cidade ou até mesmo em outro estado. Disponibiliza uma equipe para realizar o empacotamento dos itens e o carregamento. Assim, o cliente cuida somente do direcionamento dos itens. Contudo, essa opção é mais cara. Depende  da sua necessidade e condição no momento. 

6 – Não faça bagunças

A principal razão em empacotar os itens por cômodo será vista agora. Após descarregar as caixas, as mantenha em cada cômodo conforme a identificação. Desta forma, poderá desempacotar os itens sem pressa e conforme a sua necessidade. O mais importante é priorizar o que deve estar fora das caixas para o seu uso. 

7 – Não perca os parafusos

É de extrema importância embalar bem os parafusos dos móveis com plástico, papel alumínio ou colocá- los em potinhos bem fechados. Deixe junto aos móveis de origem. Se necessário, escreva com caneta a qual parte do móvel pertence, assim evitará confusões na hora de montar novamente. 

Além disso, tenha em fácil acesso à caixa de ferramentas. Pode haver imprevistos e se houver estará preparado.

8 – Tire tudo do caminho

Ao descarregar os itens maiores, como sofá, geladeira, fogão e cama, atente- se a importância de deixa- los num canto do cômodo corresponde para não atrapalhar a circulação do local e facilitar o descarregamento dos demais itens.

9 – A caixa da prioridade

Continuando o tópico anterior, a “caixa da prioridade” é a primeira a ser desempacotada. Nela deverá conter escova de dente, papel higiênico, sabonete, shampoo, copo, colher, prato, garfo, toalha, benjamin, lâmpadas, lençóis, chinelos, e algo a mais que for necessário. Lembrando também que, ao organizar as caixas por cômodo, será mais fácil encontrar suas roupas, comida e tudo mais que precisar.

 

10 – Não se desgaste

No primeiro dia é difícil conseguir cozinhar em meio as caixas. Para sua comodidade, pesquise lugares que façam deliverys próximo a sua casa. Você irá poupar tempo e desgaste. Vale a pena considerar essa dica. 

 

Se após a mudança se deparou com a necessidade de mais espaço, contrate uma empresa de self storage, pois com ela você poderá realizar o armazenamento dos seus itens enquanto organiza melhor seu espaço interno. Com o aluguel de um container, você poderá ficar despreocupado e seus itens permanecerão seguros.